ABCD Semtra – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Estamos localizados na Rua Manuel Borba, 257, cj. 66 - Santo Amaro - São Paulo. ABCD Semtra contribuindo para sua empresa crescer com saúde e segurança do trabalho. As áreas de atuação da ABCD Semtra são: Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho, Fisioterapia do trabalho, Atestado de Trabalho, ASO, Ginástica Laboral, Enfermagem do Trabalho e Laudos Periciais. A ABCD Semtra realiza palestras e cursos dentro de sua empresa.

LTCAT

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO – NR 15:

O LTCAT é um documento emitido onde mostra as condições técnicas existentes no ambiente de trabalho, visando sempre a prevenção de doenças ocupacionais.

É um  documento com exigência legal através da lei 8.213/91 e suas modificações através das IN – Instruções Normativas do INSS para comprovar as condições ambientais em que o colaborador se encontra dentro da empresa na qual ele trabalha, o LTCAT também tem a finalidade de dar base no preenchimento do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.

No LTCAT são identificados os agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas (calor ou frio), radiações ionizantes e radiações não ionizantes. Os agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, absorvidos pelo organismo humano por via respiratória, através da pele ou por ingestão. E os Agentes biológicos: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros. Ou seja, é feita uma análise para definir se um ambiente é propício ou não para a saúde e integridade física do funcionário.

O LTCAT deve ser preenchido de forma minuciosa e completa por um Engenheiro de Segurança do Trabalho ou Médico do Trabalho. Ele reflete a condição real do ambiente e, se bem feito, dispensa a vistoria do INSS. No interior do documento devem constar todas as especificações do ambiente, bem como as identificações dos riscos e os agentes químicos encontrados durante a inspeção. Todos os processos devem ser explicados de forma clara, apontando, se possível, a fonte dos prováveis problemas para que a solução seja encontrada.

No LTCAT, além de mostrar a situação do local, deve-se também apresentar os materiais usados para análise, bem como os aparelhos (com seus devidos certificados de calibração) e métodos utilizados. Ao final do laudo, uma conclusão se há ou não insalubridade precisa ser elaborada pelo engenheiro ou pelo médico responsável na elaboração do LTCAT.

Para garantir a segurança do local, o LTCAT deve ser atualizado a cada ano. Trata-se de uma medida importante que prima pela saúde de quem trabalha. Com esse relatório disponível, pode-se saber se uma determinada empresa oferece todas as condições para seus funcionários, que renderão muito mais sem se preocuparem com problemas de saúde.