ABCD Semtra – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Estamos localizados na Rua Manuel Borba, 257, cj. 66 - Santo Amaro - São Paulo. ABCD Semtra contribuindo para sua empresa crescer com saúde e segurança do trabalho. As áreas de atuação da ABCD Semtra são: Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho, Fisioterapia do trabalho, Atestado de Trabalho, ASO, Ginástica Laboral, Enfermagem do Trabalho e Laudos Periciais. A ABCD Semtra realiza palestras e cursos dentro de sua empresa.

Fisioterapia Preventiva Evita Afastamentos por Ler e Dort

Um dos problemas que mais atormenta as empresas atualmente refere-se a quantidade de afastamento médico de seus funcionários causado pelas lesões provocadas por esforços repetitivos – LER - e pelos Distúrbios Ósseos Musculares Relacionados ao Trabalho – Dort. Segundo dados do INSS, esses tipos de lesões são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil. Individualmente, causam muito sofrimento, incapacidades e longos períodos de afastamento. Em termos estatísticos, a situação é epidêmica, com curva ascendente. Somente no Estado de São Paulo, em cada 100 trabalhadores, um apresenta algum sintoma de Ler/Dort.

Em 1998, nos Estados Unidos, ocorreram 650 mil novos casos de Ler/Dort, que foram responsáveis por dois terços das ausências no trabalho, a um custo estimado de 15 a 20 bilhões de dólares, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Mas o que as empresas tem feito para diminuir isso e melhorar as condições de vida de seus funcionários. Uma destas empresas é a Fundação Oswaldo Aranha, que através do seu curso de Fisioterapia, realiza o projeto extensão, “Qualidade e vida no UniFOA”, sob a supervisão dos professores Luís Guilherme Barbosa e Juliana Borges de Miranda. Este projeto possibilita que os funcionários administrativos sejam atendidos, duas vezes por semana, em sessões preventivas de fisioterapia.
O atendimento é realizado por alunos do curso de Fisioterapia no próprio local de trabalho do funcionário, atendendo, individualmente, às necessidades. O paciente é avaliado pelos professores e pelos alunos, de acordo com sua função e estrutura física.
Para que possam realizar o trabalho, os alunos são treinados e avaliados pelos professores. Em quase quatro anos de implantação do programa, mais de 50 alunos já passaram pelo projeto.
Um dos usuários da fisioterapia preventiva é a Auxiliar Administrativa da presidência, Camila Chagas Silva. Segundo ela, desde que passou pelas sessões, sente-se mais relaxada e mais consciente sobre sua postura. Outro funcionário que atesta o sucesso é Sandro Martins, da Divisão de Informática. “Desde que comecei a fazer os exercícios, estou me sentindo mais relaxado, minha postura mudou e hoje tenho uma melhor qualidade de vida no trabalho”, comentou.
“Para conseguir resultado melhor, alguns cuidados são necessários”, destaca Luiz Guilherme. Fazer pausas regulares e movimentar-se a cada 50 minutos e evitar que os objetos sejam facilmente acessados. Dessa forma, o funcionário é obrigado a se locomover, colaborando para manter sua saúde.