ABCD Semtra – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Estamos localizados na Rua Manuel Borba, 257, cj. 66 - Santo Amaro - São Paulo. ABCD Semtra contribuindo para sua empresa crescer com saúde e segurança do trabalho. As áreas de atuação da ABCD Semtra são: Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho, Fisioterapia do trabalho, Atestado de Trabalho, ASO, Ginástica Laboral, Enfermagem do Trabalho e Laudos Periciais. A ABCD Semtra realiza palestras e cursos dentro de sua empresa.

Saúde alerta para prevenção de Acidentes de Trabalho

No Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, lembrado nesta sexta-feira (27), o Ministério da Saúde alerta para os cuidados que os trabalhadores do país devem ter para evitarem acidentes em seus empregos. Zumbido, irritabilidade, dores na coluna, estresse e lesões por esforço repetitivo são alguns exemplos de agravos que muitos deles ficam expostos todos os dias.

O coordenador geral de Saúde do Trabalhador, Carlos Vaz, destaca que o Ministério da Saúde tem o Manual de Doenças relacionadas ao Trabalho, com o objetivo de ajudar os profissionais de saúde a dar o melhor tratamento aos agravos constatados na lista. “Temos uma característica importante de não ser um campo que espera as pessoas adoecerem ou se acidentarem. Nossa perspectiva principal é intervir em processos de trabalho de ambientes de trabalho para que os adoecimentos não aconteçam. Então temos uma série de iniciativas nessa linha”, explica.

  • Veja a lista completa de doenças relacionadas à Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde.

Por isso, o Ministério da Saúde estabeleceu, para fins de notificação, o Sistema de Agravos e Notificação, que regulamenta a notificação compulsória de 11 agravos à saúde do trabalhador em toda rede do SUS. São eles:

  • Acidente de Trabalho Fatal;
  • Acidentes de Trabalho com Mutilações;
  • Acidente com Exposição a Material Biológico;
  • Acidentes do Trabalho em Crianças e Adolescentes;
  • Dermatoses Ocupacionais;
  • Intoxicações Exógenas (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados);
  • Lesões por Esforços Repetitivos (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT);
  • Pneumoconioses;
  • Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR;
  • Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho;
  • Câncer Relacionado ao Trabalho.

Plano – No dia 27 de abril deste ano, os Ministérios da Saúde, da Previdência Social e do Trabalho e Emprego lançaram a Política e o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Desde então, os três ministérios atuam em conjunto para implementar, fiscalizar e avaliar as normas e processos na esfera pública e privada. O esforço conjunto representa um avanço nas garantias de melhores condições no ambiente e nas relações de trabalho.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, Guilherme Franco Netto, ressalta que esse plano visa trabalhar em uma política que une o Governo Federal, a representação dos setores empresariais e as centrais sindicais para criar uma plataforma ampla de proteção e defesa da saúde e da segurança do trabalho.

Além disso, o Ministério da Saúde está no processo final de elaboração da Política Nacional da Saúde do Trabalhador. “Essa Política considera os princípios do SUS como um todo, como princípio da participação social, do funcionamento sustentado e da descentralização. Ela visa à atenção à saúde do trabalhador implantada progressivamente de forma universal na Rede de Atenção ao SUS”, diz Franco Netto.

Fonte: Blog Saúde